Edição 29 – NOV-DEZ/20

Edição 29 – NOV-DEZ/20

05/11/2020 0 Por Redação

Hora de recomeçar: para 2021 e além

O filósofo grego Platão dizia que “a necessidade é a mãe de todas as invenções”. Foi o que vimos
ocorrer nesta crise da pandemia, com o avanço da digitalização virando regra geral em todas as atividades do universo. Saúde, educação, indústria, comércio, agricultura, serviços, não houve um setor
ou atividade produtiva de fora desse verdadeiro tsunami tecnológico.

A indústria gráfica e da comunicação, que há muito tempo vive no coração da revolução tecnológica, também deu passos significativos rumo a novos modelos do negócio disruptivo e virtual.

Se o ano que passou foi um período de incertezas, marcado pelo distanciamento, pelos cancelamentos de atividades e de eventos, pelo fechamento de portas e dispensa de pessoal, 2021 começou com a esperança da retomada e da recuperação.

Sim, há muitas empresas que, infelizmente, ficaram pelo caminho, tragadas pela gigantesca e inédita crise da Covid19. As que sobreviveram, por sua vez, serão obrigadas a ir em frente com a inovação tecnológica.

No curto prazo desse caminho sem volta, significa sair da simples reação à crise para a construção e permanência do que foi bem feito até agora.

Reconfigurar todas as operações será um imperativo para empresas de todos os portes e segmentos.

Para isso dar certo, é urgente a necessidade de melhorar a capacidade empresarial e profissional. Sem capacitação não haverá inovação e sobrevivência.

Voltando à frase de Platão, em recessões anteriores, as empresas fortes saíram mais fortes e as menores ficaram mais fragilizadas, afundaram ou foram compradas. A diferença residia na resiliência – a capacidade não apenas de absorver choques, mas de usá-los para construir vantagem competitiva. É o que veremos se repetir, neste setor que sabe, como nenhum outro, superar e crescer na adversidade.

Boa leitura!

Download
Se preferir, use este botão para baixar o arquivo em PDF