Edição 42 – JAN-FEV/23

Edição 42 – JAN-FEV/23

10/03/2023 0 Por Redação

Acesso à capacitação profissional

Através do seu Núcleo de Tecnologia Gráfica – NTG, a ANDIGRAF iniciou a realização de ações visando a capacitação profissional e empresarial do setor gráfico e da comunicação, por meio de cursos e treinamentos de formação e qualificação.
O primeiro curso, ministrado pelo professor José Pires, aborda os principais aspectos dos custos de produção e da formação de preços. Na abertura da sua exposição, o mestre destacou que um preço de venda bem estabelecido é a chave para obter um resultado satisfatório – o que parece simples e claro como água, mas, infelizmente, ainda é descuidado por muitas empresas, e não apenas no nosso setor: a qualificação profissional é ainda um grande gargalo nos mais diversos segmentos da indústria brasileira.

Segundo pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, cinco em cada dez indústrias brasileiras enfrentam a falta de trabalhador qualificado e 85% das empresas realizam capacitação na própria empresa. Já 42% oferecem algum tipo de treinamento fora da empresa. É neste cenário que o NTG se insere como instrumento fundamental para o setor.

Neste sentido, os programas de formação da mão de obra e treinamento empresarial deverão ser uma das numerosas prioridades anunciadas pelo próximo presidente da CNI, o baiano Ricardo Alban, a quem desejamos sucesso em sua nova missão, fundamental para o crescimento da indústria.

A ANDIGRAF seguirá a cumprir a sua também imensa tarefa, junto ao setor gráfico e da comunicação, apontando também as portas que se abrem para conquistar novos mercados, a exemplo do que nos mostra o consultor Hamilton Terni Costa, em matéria nesta edição que tem a Fespa – Digital Printing
como outro destaque.

Boa leitura.

Download
Se preferir, use este botão para baixar o arquivo em PDF