Edição 2 – MAI-JUN/16

Edição 2 – MAI-JUN/16

05/05/2016 0 Por Redação

EDITORIAL

União em tempos de crise

A Indústria Gráfica entrou de vez numa nova era. Quem visitou a Drupa viu de perto as novidades que as gráficas deverão adotar a curto ou médio prazo, sob pena de serem engolidas pela concorrência.

Mudanças nos processos de produção e na tecnologia, mas também na forma de gerir os negócios. Em cenários de crise econômica, como a que ora enfrentamos, com inflação, juros e custos da matéria prima nas alturas, é imprescindível um choque de gestão nas indústrias gráficas, principalmente nas de médio e pequeno porte, sufocadas por exigências e leis semelhantes às cobradas das grandes empresas.

É preciso adequar a gestão aos novos tempos, buscar e repartir informações úteis com parceiros e colaboradores, procurar de maneira incessante o caminho da maior eficiência, mais produtividade e custos mais baixos.

Ninguém duvida que as empresas de micro e pequeno porte sejam criativas, inovadoras e flexíveis, mas é preciso que todas saiam do isolamento. Alguém já disse que “nenhum homem é uma ilha, isolado dos demais”. Do mesmo modo, é fundamental que os empresários se aproximem de suas entidades, debatam os problemas e busquem soluções comuns. Os Sindicatos e as regionais da Abigraf cumprem o papel de encaminhar as demandas e brigar pelos direitos e interesses do setor, mas é fundamental que todos participem.

Só assim as empresas poderão atravessar este momento difícil, resolver suas demandas prioritárias e alavancar o crescimento e a competitividade da Indústria Gráfica nordestina.

Boa leitura!

Download
Se preferir, use este botão para baixar o arquivo em PDF