Edição 30 – JAN-FEV/21

Edição 30 – JAN-FEV/21

05/01/2021 0 Por Redação

Resiliência e união são as palavras de ordem

A ANDIGRAF e os Sindicatos associados definiram a programação da 12ª edição do Prêmio de Excelência Gráfica José Cândido Cordeiro, evento motivador e mobilizador do setor industrial gráfico e da comunicação, que ganha maior relevância nesse momento de fadiga e estresse coletivo. As empresas de todos os portes e segmentos, em todos os Estados, poderão, mais uma vez, apresentar o resultado do seu trabalho e criatividade neste último ano, apesar das imensas adversidades.

Contratempos comuns ao setor gráfico brasileiro têm sido a distribuição e o preço do papel, além de outros insumos. Aumentos exorbitantes e frequentes são desafios que elevam o gigantesco impacto econômico do Covid-19 e reclamam mecanismos de contenção, a exemplo das cooperativas de compra, organizadas pela indústria gráfica colombiana.

Haverá, portanto, medidas que poderão atenuar o incalculável prejuízo sofrido pelas empresas ao longo desta pandemia. Do contrário, seguiremos contabilizando o aumento vertiginoso na quantidade de gráficas que fecham as portas, como tem ocorrido nos últimos meses.

Muito embora seja cedo para avaliar as consequências de longo prazo do atual cenário, os contornos de um novo mercado começam a tomar forma, com ênfase na transformação digital, em novas tecnologias e flexibilidade logística. Panorama que exige, das indústrias de menor porte, uma atitude que elas têm para dar e vender: espírito inovador nascido da necessidade prática. É com a força natural desse espírito, que vamos adiante. Resiliência determinada, otimismo renovado e fortalecimento do associativismo são as principais palavras de ordem, neste 2021 ainda incerto e provocador.

Boa leitura!

Download
Se preferir, use este botão para baixar o arquivo em PDF