Edição 37 – MAR-ABR/22

Edição 37 – MAR-ABR/22

05/03/2022 0 Por Redação

Mudança com expansão

Neste momento de incertezas e crescimento nos custos de fazer negócios, o apoio das entidades de representação – Associação, Sindicatos e Federações da Indústria – é ainda mais importante para o sucesso das empresas gráficas e da comunicação, sobretudo daquelas de pequeno e médio porte.

É o que dizem, nesta edição, integrantes das diversas missões empresariais que visitaram a recente ExpoPrint & ConverExpo Latin America, em diversas caravanas organizadas pelas citadas entidades.

A ANDIGRAF teve papel preponderante no processo e continuará neste trabalho contínuo de alavancar o setor, foco principal da gestão do seu novo presidente, Raul Fontenelle. Ele diz que “precisamos resgatar o entusiasmo, buscar parcerias e mostrar a importância da indústria gráfica, inclusive dentro do processo de transformação que vivenciamos. Usar a tecnologia e o mundo digital como parceiros ativos, aperfeiçoando nossas gráficas e nossos modelos comunicacionais de gestão”. A mudança precisa somar, acrescenta o novo presidente.

É também sobre a necessária mudança que nos fala o artigo do consultor Hamilton Terni, que apresenta exemplos práticos de gráficas que expandiram suas atividades para muito além da impressão, com prestação de serviços múltiplos e avançados. Somar tecnologia e prestação de serviços a partir das necessidades do cliente ou do mercado alvo.

Não é simples nem fácil crescer, ou até mesmo sobreviver, nesse mercado em constante evolução e que precisa enfrentar os elevados preços de papel e das matérias-primas que sobrecarregam as empresas que não conseguem repassar tais encargos aos clientes. Mas é bem pior para quem se refugia na mal afamada zona de conforto. Ou vira as costas ao apoio imprescindível das entidades.

Boa leitura!

Download
Se preferir, use este botão para baixar o arquivo em PDF