Edição 4 – SET-OUT/16
05/09/2016EDITORIAL
Já não é mais aquela
Levando em consideração as alterações nas regras de comunicação e publicidade para campanhas eleitorais, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF Nacional) lançou, no início do ano, a Cartilha Vote no Impresso, dirigida às gráficas, agências de publicidade, designers, diretórios políticos e assessores políticos. O trabalho resultou em mais segurança para todos os envolvidos na elaboração e produção gráfica do material de propaganda política.
Nas páginas que seguem, empresários gráficos de vários estados falam da campanha eleitoral como um período que “já foi bom para a indústria gráfica, mas que, agora, anima apenas o movimento em restrito número de empresas”. De fato, as novas regras, o corte nas verbas e a redução no período de campanha,
que caiu de 90 para 45 dias, além da crise econômica, fi zeram reduzir sensivelmente o número de pedidos e o faturamento das empresas. Pior ainda para a grande maioria, que sequer foi lembrada pelos candidatos e partidos na hora de produzir santinhos, praguinhas e adesivos.
O resumo da ópera é que as campanhas eleitorais não mais resultarão naquela avalanche de material impresso, a que os empresários gráficos estavam acostumados. Neste novo contexto, inaugurado com a eleição municipal de 2016, o mercado deverá se acostumar com uma redução cada vez maior no número de pedidos e no faturamento final das empresas. Infelizmente, é a dura realidade a que todos deverão se acostumar e buscar alternativas para compensar e substituir esse nicho do mercado de impressão.