Edição 9 – JUL-AGO/17
06/07/2017EDITORIAL
O Maranhão de braços abertos
Esta edição coincide com a cerimônia de entrega do 9º Prêmio José Cândido Cordeiro de Excelência Gráfica Norte e Nordeste – 9º JCC, a maior premiação do setor nas duas regiões deste imenso Brasil.
Sediar o Prêmio deste ano no Maranhão tem como objetivo principal envolver e estimular todo o setor gráfico maranhense sobre a importância de mostrar a qualidade das indústrias gráficas deste Estado aos mercados local e regional. Esta meta já fora alcançada pelo setor cearense, no ano passado, e assim será, no próximo ano, em outro Estado de uma das duas regiões.
Com as mudanças drásticas que envolvem o mercado gráfico, tanto em novas tecnologias, obrigando os empresários a grandes investimentos e a repensar seus negócios para os próximos anos, quanto a se adequar à realidade econômica do Brasil de 2014 para cá, com forte retração nas vendas, o empresário gráfico precisa elevar, cada vez mais, a sua criatividade e a gestão aos níveis mais altos de qualidade, agilidade e economicidade. Daí a necessidade de união visando a troca de informações, treinamentos, busca de financiamentos e lutar pela preservação do seu mercado em um universo mais competitivo.
Buscar união da categoria, produtividade e redução de custos parece uma narrativa desgastada e repetitiva, porém tem se tornado imprescindível para a sobrevivência das empresas no Brasil O Maranhão acolhe de braços abertos os Industriais Gráficos que vêm prestigiar o Prêmio e lhes oferece o que há de melhor nesta terra maravilhosa.