Edição 37 – MAR-ABR/22
05/03/2022Mudança com expansão
Neste momento de incertezas e crescimento nos custos de fazer negócios, o apoio das entidades de representação – Associação, Sindicatos e Federações da Indústria – é ainda mais importante para o sucesso das empresas gráficas e da comunicação, sobretudo daquelas de pequeno e médio porte.
É o que dizem, nesta edição, integrantes das diversas missões empresariais que visitaram a recente ExpoPrint & ConverExpo Latin America, em diversas caravanas organizadas pelas citadas entidades.
A ANDIGRAF teve papel preponderante no processo e continuará neste trabalho contínuo de alavancar o setor, foco principal da gestão do seu novo presidente, Raul Fontenelle. Ele diz que “precisamos resgatar o entusiasmo, buscar parcerias e mostrar a importância da indústria gráfica, inclusive dentro do processo de transformação que vivenciamos. Usar a tecnologia e o mundo digital como parceiros ativos, aperfeiçoando nossas gráficas e nossos modelos comunicacionais de gestão”. A mudança precisa somar, acrescenta o novo presidente.
É também sobre a necessária mudança que nos fala o artigo do consultor Hamilton Terni, que apresenta exemplos práticos de gráficas que expandiram suas atividades para muito além da impressão, com prestação de serviços múltiplos e avançados. Somar tecnologia e prestação de serviços a partir das necessidades do cliente ou do mercado alvo.
Não é simples nem fácil crescer, ou até mesmo sobreviver, nesse mercado em constante evolução e que precisa enfrentar os elevados preços de papel e das matérias-primas que sobrecarregam as empresas que não conseguem repassar tais encargos aos clientes. Mas é bem pior para quem se refugia na mal afamada zona de conforto. Ou vira as costas ao apoio imprescindível das entidades.