Edição 10 – SET-OUT/17

Edição 10 – SET-OUT/17

05/09/2017 0 Por Redação

Quando veremos “aquele ano bom”?

O ano de 2017 está chegando ao fim sem que as expectativas de recuperação da economia tenham se cumprido. É fato que a população, de modo geral, cansada de esperar pela boa vontade dos governantes, passou a simplesmente agir, produzir e trabalhar, como sempre fez, sem dar bola aos pessimistas de plantão, que lucram com a instabilidade e divulgação de dados negativos. Mas a crise, que lentamente se concentra na política, ainda não permitiu um incremento nos negócios ao ponto de fazer o empresário gráfico descansar aliviado. Muito pelo contrário. Para manter abertas suas portas, boa parte das gráficas do Norte & Nordeste precisa se adaptar às novas tendências do mercado, cada vez mais exigente e competitivo.

Nesse cenário, os empresários das médias e pequenas gráficas precisam melhorar cada vez mais a gestão e manter o foco voltado para o pequeno consumidor, uma vez que os grandes clientes apertam cada vez mais os preços. As gráficas de grande porte, por sua vez, devem procurar enxugar seus custos, pois a tendência do mercado serão as pequenas tiragens.

É uma realidade para a qual a indústria gráfica do Norte & Nordeste já está acordando, embora com certo atraso em relação aos mercados de outras partes do Brasil e do mundo, que enfrentam – ou já enfrentaram – dificuldades similares. Todavia, nunca é tarde para acordar, principalmente quando podemos contar com a força da união que ora buscamos e que trará benefícios para as duas regiões. Só assim, poderemos amenizar este momento delicado e fazer com que 2018 seja, finalmente, “aquele ano bom” que todos desejamos e merecemos.

Boa leitura!

Download
Se preferir, use este botão para baixar o arquivo em PDF