Edição 25 – MAR-ABR/20
05/03/2020ANDIGRAF trabalha no mundo novo
De repente, não mais que de repente, o Brasil ficou confinado. As gráficas fecharam as portas e enfrentam um novo desafio: como reagir à crise da Covid-19.
O setor encontra-se nesta encruzilhada histórica, que nos deixa poucas opções: ou aproveitamos a fase para aprender e reinventar as empresas, ou caminharemos sem defesas para um futuro incerto e perigoso.
A frase é muito repetida, mas vale a pena: o mundo não voltará a ser o mesmo depois da pandemia.
As empresas, as relações sociais e econômicas, o mercado gráfico, produção e consumo, tudo sofrerá alterações.
Setores com a maioria das empresas de micro ou pequeno porte, serão fortemente afetados pela queda no consumo. E, apesar de fazerem jus a uma atenção especial, não têm acesso aos créditos oferecidos pelos governos. Os bancos bloqueiam, como sempre.
Nesta situação desafiadora, algumas certezas se estabeleceram: Como a economia dos países está interconectada, e a maioria deles vai se recuperar lentamente, também a atividade econômica vai demorar algum tempo para se normalizar.
Nesta etapa, os empresários precisam se atualizar. A ANDIGRAF e o Comitê de Consultores Associados
oferecem rara oportunidade, com palestras online e gratuitas.
No mundo pós-crise, as empresas terão que ser digitais. O modelo tradicional de negócios gráficos,
não é mais sustentável. As lojas físicas fechadas, não recebem pedidos, a menos que tenham uma presença online. O que a ANDIGRAF coloca à disposição, na Plataforma Digital. Por fim, ninguém sobreviverá sem apoio dos parceiros. Trabalho em rede, parcerias, união entre competidores por objetivos comuns, serão essenciais no novo normal, onde a ANDIGRAF tem papel fundamental.